Descrição Pós-graduação em Mediação Familiar Sistêmica® by Dalva Luz
AULA MAGNA
Tema: “SISTÊMICO? A QUE SE REFERE?”

Professora convidada: MARIA JOSÉ ESTEVES
Coordenação: Dalva Luz
 
O curso de Pós-graduação em Mediação Familiar Sistêmica®  foi criado visando a especialização de mediadores com uma postura sistêmica na gestão dos conflitos familiares, propiciando a construção de uma “Justiça" Familiar Humanizada.
 
 O curso convida os participantes a ter uma percepção sistêmica sobre as relações familiares e os conflitos advindos da interação e do inter-relacionamento entre os membros do sistema familiar, além de levar os alunos a reflexões acerca do seu próprio sistema familiar, sobre si mesmo e suas demandas, conduzindo-os a compreender o quanto as crenças, lealdades, alianças e as formas de interação e comunicação na família, influenciam na tomada de suas decisões, e na forma como ele próprio se relaciona com a sua família e com todos os outros sistemas do qual faz parte.
 
 Como trabalhar com famílias se não conhecermos nossa própria família?
 
A mediação familiar sistêmica® vê a família como sistema, isto significa aceitar que as influências entre seus membros sejam recíprocas e circulares, portanto, não causa determinado efeito apenas em um membro, mas sim em todos que estão em interação. Utilizando uma visão sistêmica do grupo familiar, pode-se dizer que há uma interdependência entre seus membros. Isto significa que “cada membro do sistema influencia os outros, sendo ao mesmo tempo influenciado por eles.
 
Com uma estrutura teórico-vivencial, o curso conduz os alunos a vivenciarem através da abordagem sistêmica processos de mudanças e transformações pessoais e profissionais em suas vidas, que irão reverberar nas vidas das pessoas que o cercam, além de contribuir com o desenvolvimento do seu autoconhecimento.
  
Objetivo Geral

O curso visa a especialização de Mediadores Familiares com percepção e postura sistêmica para fins de conduzir os mediados a olharem para além de si mesmo e buscar o lugar que ele ocupa na família, refletir sobre as influências mútuas e a interdependência nas interações familiares, além do movimento de constante transformações na família, gerando desequilíbrios e conflitos no sistema familiar; 
Aulas Online com gravações antecipadas e tele presenciais, ao vivo, pela Plataforma Zoom, realizadas de forma expositiva e interativa, utilizando técnicas de simulação de casos, vídeos, textos temáticos, além de uma vasta referência bibliográfica, sempre convidando os alunos à reflexão e visando à mudança de paradigma diante dos conflitos familiares;
 
Profissionais graduados de qualquer área do conhecimento e estudantes universitários, com especial interesse no campo da gestão de conflitos familiares; 
Pessoas que atuem como terceiro imparcial, na esfera judicial ou extrajudicial, auxiliando partes em conflito ou em litígio a negociar suas divergências, visando à prevenção ou resolução de conflitos familiares; 
Profissionais de diferentes áreas de atuação e de distintos contextos de convivência que possam beneficiar-se dos procedimentos e das técnicas da Mediação Familiar Sistêmica, tais como: administradores, gestores, advogados, mediadores, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, terapeutas, economistas, ouvidores, coordenadores de equipes, entre outros.
Pessoas que queiram realizar o curso somente como instrumento de desenvolvimento da qualidade de vida pessoal, relacional e profissional;
 
CERTIFICAÇÃO:

FACIIP – FACULDADES INTEGRADAS IPITANGA, mantida pela UNIBAHIA, com sede administrativa na Av. Luís Tarquínio Pontes, S/N, Pitangueiras, Lauro de Freitas/BA. Inscrita no CNPJ n° 37.506.747/0001-26, criado com o objetivo de coordenar a realização de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão no território nacional integrante do sistema federal de ensino do Ministério da Educação credenciado pela portaria de Recredenciamento do MEC n° 59 de 04 de fevereiro de 2021, publicada no D.O.U. de 05.02.2021
 
AULA MAGNA
 
Dia e horário:
28 de janeiro de 2023 – às 09h30
 
Investimento:
AULA GRATUITA - ABERTA AO PÚBLICO
 
Conteúdo da Aula

Ultimamente, pode-se perceber que o adjetivo sistêmico tem assumido vários significados, tais como complexo, holístico, articulador, que amplia, que inclui, integrador, entre outros, e que, além disso, tem adjetivado diferentes substantivos.
Em 2002, quando sistematizei minha proposta de considerarmos o pensamento sistêmico como o novo paradigma da ciência, já apontei essa multiplicidade de usos do adjetivo sistêmico(a) (Esteves de Vasconcellos 2002).
Aqui também quero propor uma reflexão sobre o que venho percebendo como usos indiscriminados ou pouco cuidadosos do adjetivo sistêmico, o que muitas vezes vem criando dúvidas sobre o que se entende hoje por sistêmico. (Esteves de Vasconcellos 2022)
 
Nesta aula a professora MARIA JOSÉ ESTEVES abordará os seguintes temas:
 
 A epistemologia no domínio linguístico da ciência
 Pensamento Sistêmico e Pensamento Sistêmico novo-paradigmático
 Teoria, uma dimensão do afazer científico
 Sistemas autopoiéticos e sistemas sociais humanos
 Prática, uma dimensão do afazer científico
Considerações sobre os usos contemporâneos do adjetivo “sistêmico” 

Professora convidada: MARIA JOSÉ ESTEVES DE VASCONCELLOS
Consultora, Professora e Palestrante: Pensamento Sistêmico Novo-Paradigmático e Metodologia de Atendimento Sistêmico. Autora de: Pensamento Sistêmico. O novo paradigma da ciência (2002, 11ª edição 2018); Systems Thinking. The new paradigma of Science (2020); Terapia Familiar Sistêmica. Bases cibernéticas (1995). Cocriadora da Metodologia de Atendimento Sistêmico para solução de situação-problema, pelos próprios envolvidos nela, em contexto colaborativo, de autonomia e coautora da obra Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais (Vol I 2005; Vol II 2007; Vol III 2010). Coautora de: Curso de Engenharia de Energia. Uma iniciativa audaciosa de ensino, 2018. Cocriadora e Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação em Metodologia de Atendimento Sistêmico, preparando profissionais para práticas sociais inovadoras em diferentes contextos. Professora convidada em diversas Pós-graduações. Terapeuta de Família e Casal. Professora na UFMG (1968-1992). Sócia fundadora da EquipSIS – Equipe Sistêmica, Belo Horizonte (1993-2010). Artigos publicados em coletâneas e em periódicos nacionais e internacionais.

 contato@mariajoseesteves.com.br,  www.mariajoseesteves.com.br/ @mariajose.esteves.digital

Inscreva-se agora!