Nos Cursos de Formação de Mediadores eu conscientizo meus alunos sobre algumas posturas que devem ser observadas pelo mediador, como: presença real, atenção plena, respiração consciente, mente calma, silêncio respeitoso, escuta ativa, acolhimento, discernimento do que é seu e do que é do outro, não assumir a postura de “Salvador”, não se identificar com o conflito – ressonância, entre outras; Mas estas posturas exigem exercícios diários e é o resultado de uma mudança gradual, consciente e contínua. E este é o objetivo do Projeto Cuidando do Mediador!
Objetivo
Público Alvo
- Alunos do Curso de Mediação Familiar Sistêmica® by Dalva Luz;
- Mediadores Familiares Sistêmicos® by Dalva Luz
- Advogados, Mediadores, Gestores de Conflito e demais profissionais atuam como terceiro imparcial, na esfera judicial ou extrajudicial que participam do Meeting Sistêmico;
O Projeto Cuidando do Mediador foi idealizado com a seguinte estrutura:
1- CONTRATO DE PARCERIA
2- WORKSHOPS TEMÁTICOS
3- AULA MENSAL GRATUITA
- Carga Horária: 120 minutos;
- Dia e horário: As aulas serão ministradas sempre as segundas–feiras, com início às 19h30;
- Investimento: AULA GRATUITA ABERTA AO PÚBLICO;
Agenda Temática
Idealizado por Dalva Luz
Advogada colaborativa,
Professora com Licenciatura Plena
Docente de Cursos de Pós graduação;
Psicoterapeuta Sistêmica casal, individual e família;
Facilitadora em Constelação Familiar,
Mediadora Judicial – Instrutora em Mediação de Conflitos – TJBA / CNJ;
Mediadora na abordagem de Harvad pela Columbia University – New York – EUA;
Mediadora na abordagem Transformativa certificada pelo “The Institute for the Study of Conflict Transformation” com Joseph Folger;
Instrutora e criadora do Curso de Mediação Familiar Sistêmica® by Dalva Luz;
Idealizadora e Coordenadora do Projeto Meeting Sistêmico;
Idealizadora e Coordenadora do Projeto Cuidando do Mediador;
Um olhar sistêmico, humanizado e transformador para os conflitos familiares
AGENDA DE AULAS - 2020.2
Agosto 31/08 - Uma conversa sobre Mindfulness – Profª Fabiana Costa
Setembro
28/09 - Inteligência Emocional baseada em Mindfulness - Profª Fabiana Costa
Outubro
26/10 - O poder da Compaixão na Mediação de Conflitos – Profª Ana Paula Brasil
Novembro
09/11- Círculo de Construção de Paz – Profª Adriana Batista e Profª Ana Tereza Motta
Dezembro
15/12 – Empatia e a Postura Sistêmica através das Ordens da Ajuda. Profª Maria Fortunato
AGENDA DE WORKSHOPS – 2021.1
01-Inteligência Emocional baseada em Mindfulness
Facilitadora – Profª Fabiana Costa
02- A Força dos Arquétipos na nossa vida e em nossas decisões
Facilitadora – Profª Arianice Nascimento
03- A influência das Vibrações Númericas no poder de decisões
Facilitadora: Profª Laurides Chamusca
Coordenadora do Projeto Cuidando do Mediador:
Dalva Luz
Estamos diponibilizando a relação de profissionais de diversas áreas terapêuticas e do autoconhecimento, parceiros do Projeto Cuidando do Mediador, que oferecem seus serviços, incluindo atendimentos individuais e em família, cursos e workshops, com um desconto de até 30% (trinta por cento) aos alunos do Curso de Mediação Familiar Sistêmica® by Dalva Luz, aos mediadores e gestores de conflitos e demais profissionais que atuam como terceiro imparcial, na esfera judicial ou extrajudicial que participam do Meeting Sistêmico;
Um Coração Medo
Baseado no pioneiro curso "Treinamento de cultivo da compaixão" criado pelo autor na escola de medicina de Stanford, Um coração sem medo revela o poder transformador desse sentimento que muitas vezes é colocado em segundo plano na nossa busca por sucesso, felicidade e realização pessoal. Com orientações simples para implementar na vida diária e repleto de histórias inspiradoras, esse livro nos estimula a treinar o músculo da compaixão para aliviar o estresse, combater a depressão, facilitar a conquista de nossos objetivos e melhorar nossa relação com nós mesmos, com os outros e com o mundo à nossa volta.mos de nós mesmos?
O primeiro Meeting Sistêmico foi finalizado com a indicação de leitura do livro "Um coração sem medo de Thupten Jinpa ". É um excelente livro e super indico aos gestores de conflitos, precisamos estar presente na presença- presença consciente, atenção plena, ouvir sem julgamentos. Estamos o tempo todo lidando com emoções e sentimentos tanto das partes como as nossas também.
Este livro faz um estudo sobre a compaixão e traz uma série de exercícios e meditações que nos ajudam a ter uma relação saudável conosco e com nossas demandas, e isto é a base para a construção de nossa relação com os outros - estar na presença e reconhecer o que é meu é o que é do outro.
Cuidando de quem cuida!
Dalva Luz
Silêncio: o poder da quietude em um mundo barulhento
Você realmente está aqui? Se sua mente fica com frequência sintonizada no amanhã, listando tarefas a cumprir, ou no ontem, fazendo uma crítica a erros ou equívocos do passado, quem disse que você está aqui, agora? Se a correria contemporânea nos obriga a antecipar o futuro e o tempo todo analisar o passado, não há paz interior possível, não há tranquilidade, e é quase impossível buscar o silêncio necessário para encontrar a leveza que eleva a alma. O monge vietnamita Thich Nhat Hanh ensina a buscar a quietude num mundo extremamente barulhento. Suas reflexões, simples e diretas, ajudam o leitor a encontrar o equilíbrio em meio ao caos urbano ou mesmo dentro do escritório, no cotidiano corporativo que exige alta performance.
O silêncio como modalidade comunicativa é uma das ferramentas da mediação, mas para que possamos oferecer ao mediado um silêncio respeitoso e com profunda participação emocional, é preciso praticar a respiração consciente, acalmar a mente e primeiro oferecer a nós mesmos o silêncio.
Se nossas mentes estão cheias de palavras e pensamentos não conseguimos manter um ritmo calmo e sereno no setting de mediação.
Quando ocorre um ritmo acelerado nas intervenções verbais do mediador, isto é um indicativo do seu estado de ansiedade ou constrangimento em situações estressantes ou conflitantes.
Nestes casos o mediador não consegue um ambiente, uma atmosfera, onde todos permaneçam consigo mesmo, ao invés de ficarem reagindo um ao outro numa comunicação desgastante e desagradável.
Neste livro SILÊNCIO – O poder da quietude num mundo barulhento, Thich Nhat Nanh nos ensina como “acalmar a mente” através de práticas de meditação e respiração consciente para que possamos viver no presente e oferecer aos outros a nossa presença real.
Dalva Luz
Autocompaixão
Vida corrida, acúmulo de tarefas, cobranças... Tantas obrigações diárias nos levam a pré-julgamentos e análises rigorosas sobre nós mesmos e os outros. Boa parte delas cruel e injusta. Em “Autocompaixão: Pare de se torturar e deixe a insegurança para trás”, a professora, escritora e palestrante americana Kristin Neff - doutora em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Berkeley, na Califórnia - fala sobre a autocompaixão e a necessidade de autoconhecimento como fonte geradora de empatia entre os seres humanos. Kristin mostra o caminho para nos libertarmos dos sentimentos de frustração, culpa e inadequação. Para a escritora, a melhor maneira de descrever a autocompaixão é despertar a compaixão pelos outros. Por que é tão difícil admitir quando agimos mal, quando somos mal-educados ou impacientes? Porque satisfazemos o nosso ego quando projetamos nossas falhas e deficiências nas outras pessoas? O medo do “espelho” nos leva a nos escondermos de nós mesmos, da nossa imagem real. Afinal de contas, a compaixão que direcionamos a nós mesmos deve ser a mesma que damos a outras pessoas, e vice-versa. É a nossa condição humana compartilhada, imperfeita e frágil.
Atenção Plena para Iniciantes
Sinopse
Pioneiro em demonstrar os benefícios da atenção plena (mindfulness) na terapia de redução do estresse, Jon Kabat-Zinn convida você a transformar a maneira como se relaciona com seus pensamentos e sentimentos, acalmando o barulho interno e despertando para o momento presente.Por meio de uma compilação valiosa de recursos essenciais à prática da meditação, ele ensina: • O valor de trazer a atenção ao corpo e aos sentidos. • Como nos libertamos da tirania dos pensamentos. • Como ver além da narrativa que a nossa mente conta. • Como estabilizar a atenção em meio às atividades do dia a dia. • Quais são os três principais fatores mentais que causam sofrimento. • Como usar a meditação para enfrentar o estresse, a dor e as doenças. • Como entrar em contato com a plenitude que já somos.
Inteligência Emocional
Sinopse
Aliando o rigor do cientista à experiência humana do psicólogo, o autor examina questões polêmicas através de uma viagem pelos labirintos da mente humana.
Mostrando que o controle das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo, a obra cita exemplos de casos do cotidiano que demonstram a incapacidade das pessoas em lidar com as próprias emoções, tendo como consequência a destruição de vidas e o abalo de carreiras promissoras.
Como atuar diretamente sobre a inteligência emocional para que problemas assim sejam evitados é o enfoque central da obra. Utilizando inovadoras pesquisas cerebrais e comportamentais, o autor mostra porque pessoas de QI alto fracassam e outras, cujo quociente é mais modesto, apresentam uma trajetória de vida de sucesso.
O livro de Goleman ainda derruba um outro tabu: o mito de que a inteligência seria determinada pela genética. Para o cientista, a inteligência está ligada à forma como negociamos as nossas emoções.
A coragem de ser imperfeito
Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim. Como mostra Brené Brown, a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem.
Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida.
Por outro lado, as que se expõem e se abrem para coisas novas são mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de inveja. É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena. Em sua pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, Brené Brown concluiu que fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra a vergonha de nos expor e a sensação de não sermos bons o bastante, e que existem estratégias eficazes para serem usadas nesse “desarmamento”.
Neste livro, ela apresenta suas descobertas e estratégias bem-sucedidas, toca em feridas delicadas e provoca grandes insights, desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos.
O Propósito
Sinopse
“Saber qual é o propósito é saber o que viemos fazer aqui; e o que viemos fazer aqui está intimamente relacionado àquilo que essencialmente somos, ou seja, o programa individual da alma está relacionado à consciência do Ser. Assim como a laranjeira só pode dar laranjas, o ser humano só pode dar um tipo de fruto: o amor, pois o amor é a sua essência. Porém, o amor é um fruto que pode se manifestar de infinitas maneiras. Cada alma traz consigo dons e talentos que são a maneira única que o amor se expressa através de nós.” – Sri Prem Baba
O surpreendente propósito da raiva: Indo além do controle para encontrar a função vital da raiva
Sinopse
O que a sua raiva está tentando te dizer? Você sente quando ela bate. Seu rosto fica vermelho e sua visão focaliza o objeto do descontentamento. O ritmo cardíaco aumenta e pensamentos julgadores inundam sua mente. A raiva foi deflagrada e você está prestes a dizer algo que provavelmente vai piorar a situação. Existe uma alternativa. A Comunicação Não Violenta nos ensina que a raiva serve a um propósito específico, que enriquece a vida. É um sinal de alerta mostrando que você se desligou de coisas valiosas para você e que suas necessidades não estão sendo atendidas. Ao invés de lidar com a raiva reprimindo sentimentos ou agredindo alguém com seus julgamentos, Marshall Rosenberg mostra como usar a raiva para descobrir o que você precisa e como atender às suas necessidades de modo construtivo. Este livro ajudará você a se tornar mais consciente de quatro verdades importantes: • Pessoas e acontecimentos podem ser o gatilho da sua raiva, mas seus pensamentos são a causa. • Julgar que os outros estão “errados” nos impede de fazer a conexão com nossas necessidades não atendidas. • Ter uma visão clara de nossas necessidades nos ajuda a identificar soluções satisfatórias para todos. • Criar estratégias focadas no atendimento de nossas necessidades transforma a raiva em ações positivas. A Comunicação Não Violenta é um processo que tem o poder de inspirar conexão e ação compassivas. O aprendizado da CNV pode ajudar a facilitar a comunicação e prevenir conflitos pois ajuda a atender às necessidades de todos. Este processo prático e comprovadamente eficaz funciona igualmente bem nos campos da educação, dos negócios, assistência social, política e também nas famílias e relacionamentos pessoais. O Dr. Marshall Rosenberg foi o fundador e diretor educacional do Center for Nonviolent Communication. Ele viajou pelo mundo mediando conflitos e promovendo a paz.
O poder de uma pergunta aberta
Sinopse
Como encontramos um lugar de descanso em um mundo complexo e em constante mudança? Como praticamos a espiritualidade para além dos limites da aceitação cega e da dúvida? Elizabeth Mattis-Namgyel sugere que, quando levantamos perguntas desafiadoras como estas, acessamos nossa inteligência mais profunda e nossos insights mais poderosos. “Quando fazemos uma pergunta”, ela diz, “nossa mente está ativa, mas ainda assim aberta. O processo de questionar nos protege de nossa tendência a chegar a conclusões absolutas. Em vez disso, podemos responder à incerteza e à mudança com curiosidade e admiração.” Seu livro nos conduz por incitante, divertida e espiritualmente enriquecedora jornada de contemplação que poderia durar por toda uma vida.
Onde estão as moedas?
Sinopse
Confúcio nos ensina que só pode ser sempre feliz aquele que sabe ser feliz com tudo. Nessa linha, fugindo dos compromissos passivos e de falsa resignação, descobrimos que a senha que abre as portas da realização pessoal é composta de uma simples sílaba: SIM. SIM para a vida tal como ela é, para nós, tal como somos, e para os demais tal como são. A nossos pais, tal como são e como foram, veículos providenciais de nossa existência e muito mais. Essa é a mensagem de Joan Garriga Bacardí neste livro, tão poético como instigador à reflexão e à mudança, sobre um assunto essencial que preocupa a todos: o processo de assumir nossa origem, nosso legado familiar e de encontrar por meio disso, nosso lugar no mundo. O texto celebra a vida sem subtrair seu realismo e sua crueza, se distanciando de uma psicologia positiva artificial. "Onde estão as moedas?" oferece novas perspectivas para a alma, tanto para os que sofrem ao pensar em seus pais, como para os que pensam neles com gratidão. Fala a linguagem da reconciliação e da paz, mostra o poder do amor e o caminho para integrar e superar as feridas que impedem a plenitude da própria vida.