Equipe Sistêmica


Quando idealizei o Curso de Mediação Familiar Sistêmica, senti que muitos dos temas de suma importância para a Formação do Mediador Familiar Sistêmico® by Dalva Luz, precisavam ser trabalhados com mais profundidade, no entanto isto elevaria a carga horária do curso para além das atuais 96 horas aulas.

Primeiro senti a necessidade de que alguns temas precisavam ser aprofundados, como: a Comunicação Não Violenta, as emoções e sentimentos na mediação - Inteligência Emocional, a Mediação com Idoso, Alienação Parental, Mediação focada na criança, os Círculos de Construção de Paz, as Intervenções Sistêmicas, incluindo o genograma, o estudo dos mitos e das lealdades familiares, entre outros, que influenciam no gatilho que promove a transformação dos conflito e / ou a solução dos mesmos.

Em segundo lugar eu sempre dediquei muita atenção ao SER MEDIADOR, os meus alunos conhecem esta minha preocupação, nitidamente grafada no caderno de anotações que distribuo no meu Curso de Mediação de Familiar Sistêmica® pelo slogan “Cuidando de quem cuida dos conflitos familiares”. Sempre procurei desenvolver nos meus alunos determinadas posturas que considero de suma importância para a formação do “ser mediador”, como exemplo: presença consciente, atenção plena, respiração consciente, mente calma, silêncio respeitoso, escuta ativa, postura de acolhimento, entre outras. Mas estas posturas exigem exercícios diários e é o resultado de uma mudança gradual e contínua. E este é o objetivo do projeto Cuidando do Mediador.

O mediador familiar sistêmico deve ter uma visão sistêmica sobre as relações familiares e os conflitos advindos da interação e do inter relacionamento entre os membros do sistema familiar; refletir sobre o seu próprio sistema familiar, sobre si mesmo e suas demandas, além de trabalhar o autoconhecimento. Este é o caminho para lidar com as
demandas e os conflitos familiares dos mediados. Cuidar de si para cuidar do outro!

Com o objetivo de complementar a Formação do Mediador Familiar Sistêmico® by Dalva Luz elaborei um projeto inovador com foco tanto no “ser mediador” como nas técnicas da mediação sistêmica, visando formar gestores de conflitos com uma percepção sistêmica, humanizada e transformadora dos conflitos familiares!

Assim, dei luz ao PROJETO CUIDANDO DO MEDIADOR, e ao MEETING SISTÊMICO – aulas abertas e gratuitas; e também aos WORKSHOPS TEMÁTICOS presenciais e / ou tele presenciais, opcionais para os alunos e aberto ao público interessado na temática trabalhada.

Para a execução destes projetos formei uma EQUIPE de profissionais especialistas na área de atuação, imbuídos do mesmo propósito de formar gestores de conflitos com uma percepção sistêmica, humanizada e transformadora, para compartilhar comigo os Workshops temáticos, as aulas do Projeto Cuidando do Mediador e do Meeting Sistêmico.

Assim nasceu a EQUIPE SISTÊMICA formada pelos seguintes profissionais:
Adriana Batista, Ana Tereza Motta, Arianice Nascimento, Eliete Teles, Fabiana Costa, Larissa Navarro, Marlen Urbano, Maria Angélica Vitoriano, Maria Fortunato, Nilzete Luz e Neuza Maria Alves.